sábado, 10 de outubro de 2009

Faleceu o Padre Viriato de Matos - de Pinelo/Vimioso - Missionário da Boa Nova

"O Pe. Viriato Augusto Fernandes de Matos, filho de José Joaquim de Matos e de Maria da Trindade Fernandes, nasceu em Pinelo, diocese de Bragança-Miranda, em Portugal, em 11 de Dezembro de 1938.

Estudou nos Seminários da Sociedade Missionária; fez o juramento missionário em 31 de Julho de 1960 no Seminário das Missões de Cucujães e ali foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1964.

Até 1978 foi professor, prefeito, vice-reitor e reitor do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, acumulando também, de 1974 a 1980, as funções de membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária. De 1978 a 1982 foi director espiritual do Seminário da Boa Nova, em Valadares, e pároco, ao mesmo tempo, da freguesia local de Vilar do Paraíso.

Em 1983 partiu para Angola e trabalhou oito anos na paróquia de Santa Ana, na periferia de Luanda, sendo o responsável arquidiocesano da juventude. Foi professor em diversas escolas da cidade e manteve programas de música na televisão oficial. Em 1991 voltou a Portugal para Ecónomo Geral da Sociedade Missionária, funções que exerceu até à morte. Simultaneamente foi membro do Conselho Geral da Sociedade, eleito em três Assembleias Gerais. Era director da revista " Igreja e Missão ".

Dinâmico e criativo, colaborou em muitas paróquias e movimentos de Lisboa, sendo, por duas vezes, membro do Conselho Presbitral do Patriarcado. Participou activamente nas Semanas Missionárias das ObrasMissionárias Pontifícias, e era zeloso ecónomo da Logomédia, em nome dos Institutos.

Todo o seu dinamismo pastoral, quer na África, quer na Europa, nascia de sentida espiritualidade, vivida e cultivada ao longo de toda a vida.

Os últimos meses foram de sofrimento, após melindrosa operação cirúgica, que não conseguiu debelar o mal. Faleceu em Lisboa, no Hospital da Cuf, em 08 de Outubro de 2009. Foi velado na Casa de Lisboa. No dia 09 seguiu para Cernache de Bonjardim, onde foram realizadas exéquias na Igreja do Seminário, tendo seguido depois para a sua terra natal, Pinelo/Vimioso, onde foi sepultado, no dia 10, por vontade sua e da família.


Oremos

Ouvi, Senhor, as nossas orações, com que imploramos a Vossa misericórdia em favor do nosso Pe. Viriato; Vós que o fizestes membro da Igreja e missionário do Evangelho durante a sua vida mortal, levai-o agora para a pátria da luz e da paz para que participe do convívio de todos aquees que procuraram viver e difundir o Vosso amor entre os homens.

Po nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen ".



(Transcrição da pagela distribuida no final do funeral)

Presidiu às cerimónias fúnebres, em Pinelo, o sr. Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D.António Montes Moreira.
Paz à sua alma e condolências à sua família, em nome dos Cursilhistas de Cristandade.

Sem comentários:

Enviar um comentário