sábado, 10 de outubro de 2009

Efemérides

1- 10 de Outubro de 2009 : Dia Mundial Contra a Pena de Morte
Pelo sétimo ano consecutivo o mundo celebra o Dia Mundial Contra a Pena de Morte. Criado em 2002 pela Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, o dia 10 de Outubro tornou-se sinónimo de um dia de acção e reflexão no qual várias Organizações Não Governamentais, Associações, Governos Locais e Cidaddãos anóniomos incentivam e sensibilizam os Estados que mantêm a pena de morte, a abolir tal prática das suas leis penais.
Para ver mais visite o site da Amnistia Internacional www.amnistia-internacional.pt/

2- 17 de Outubro de 2009: Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza
Mais de 200 eventos por todo o país assinalam hoje em Portugal o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, que as Nações Unidas dedicam este ano aos direitos das crianças.
"Os investimentos nas crianças e a realização dos seus direitos estão entre as mais eficazes formas de erradicar a pobreza". É esta a mensagem da ONU, para assinalar a efeméride no ano em que se comemora o 20º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças.
in Lusa

3-17 de Outubro de 2009: Dia Europeu da Depressão
Assinala-se hoje o Dia Europeu da Depressão para promover a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afecta neste momento 121 milhões de pessoas em todo o Mundo.
in Lusa

4- 18 de Outubro de 2009 - Dia Mundial das Missões
O Papa Bento XVI recorda, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, celebrado este Domingo, que a missão da Igreja é chamar todos os povos à salvação, pelo que se torna necessário renovar o compromisso de anunciar o Evangelho.
Na mensagem que, como habitualmente, foi divulgada em final de Junho, o Papa reafirma que não é intenção da Igreja "ampliar o seu poder ou reforçar o seu domínio", mas "levar a todos Cristo, salvação do Mundo", colocando-se ao serviço da Humanidade, sobretudo da que "sofre e é marginalizada".
"A missão da Igreja é contagiar de esperança todos os povos. Por isto, Cristo chama,justifica, santifica e envia os seus discípulos para anunciar o Reino de Deus, a fim de que todas as nações se tornem Povo de Deus", acrescentou, sublinhando: "Anunciar o Evangelho deve ser para nós, como já dizia S.Paulo, um compromisso impreterível e primeiro".
in Lusa

5- 18 de Outubro de 2009 - Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos
Três em quatro vítimas de tráfico são mulheres. Em geral, brasileira, solteira, 30 anos e que está ilegal. Um familiar, um amigo ou um amigo do amigo, prometeu-lhe um bom emprego, mas coloca-a num bar de alterne no Norte de Portugal. Fica sem documentos, é ameaçada e vigiada por portugueses. É o perfil da vítima para fins de exploração sexual. Também há vítimas da Europa de Leste ou Central e de África de língua portuguesa.
Os 25% que sobram são homens, mais velhos e que são recrutados para fins laborais ou para praticaremcrimes (furtos, por ex.).
Este negócio está considerado um dos mais lucrativos do século e vitima 2,4 milhões de pessoas todos os anos.
O Tráfico de seres Humanos na Europa está substimado e é pouco combatido, alertou hoje a Agência das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime (ONUDC), durante a Jornada Europeia contra o tráfico de seres humanos.
in DN e Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário